segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Dia Internacional dos Soldados da Paz


A Câmara Municipal de Porto Alegre celebrou, na sessão desta quinta-feira (14/6), a passagem do Dia Internacional dos Soldados da Paz (Peacekeepers) da Organização das Nações Unidas (ONU), comemorado em 29 de maio. A homenagem foi proposta pelo vereador João Carlos Nedel (PP), dirigida pelo presidente da Câmara, Mauro Zacher (PDT), e contou com a presença de autoridades militares e civis.
Nedel destacou o papel e a trajetória do Exército do Brasil, definindo a instituição como “um braço forte estendendo uma mão amiga aos necessitados”. Na sua opinião, por sua disposição em doar a própria vida em defesa da pátria, o soldado brasileiro é um soldado da paz. O vereador informou que 29 de maio não foi escolhido aleatoriamente como Dia Internacional dos Soldados da Paz. A data foi instituída em 2003 pela ONU como forma de homenagear quem trabalha pela manutenção da paz e honrar quem perdeu a vida nessa ação. Foi também em 29 de maio de 1948 que o Conselho de Segurança da ONU aprovou sua primeira missão de paz, em Suez, Egito.

No Brasil, segundo Nedel, a data é comemorada porque o Exército tem sido responsável por diversas missões da ONU. De acordo com o vereador, o Exército já participou com êxito de 28 operações de paz “nos quatro cantos do mundo” e oito missões estão em curso: Haiti, Equador (e Peru), Colômbia, Chipre, Saara Ocidental, Libéria, Costa do Marfim e Timor Leste. “Os soldados estão preparados para a guerra, mas também estão preparados para a paz”, declarou.
Missão para a Síria
O representante do Comando Militar do Sul, general-de-brigada Juan Carlos Orozco, saudou a Câmara pela homenagem. “Esta é uma tarde em que nos sentimos muito honrados e brindados, pois cultuamos o valor da paz.” Orozco lembrou que a própria Canção do Exército afirma: “A paz queremos com fervor. A guerra só nos causa dor. Porém, se a Pátria amada for um dia ultrajada, lutaremos sem temor”. Para Orozco, hoje o Exército é mais uma mão amiga do que um braço forte, levando ajuda humanitária a quem precisa. “A nação brasileira nunca se furtou de participar de missões de paz”, disse. “Estive no Timor Leste e pude constatar quão valiosa é esta ajuda do Brasil no mundo.”
Ao agradecer a homenagem, o comandante do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre (CPOR), coronel Valdir Silva Filho, disse que, além do Exército, outras instituições participam das missões humanitárias, entre elas a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros. Afirmou que o compromisso do Exército sempre será defender a paz e os interesses do país. “Por isso vamos para essas missões”, afirmou, lembrando que esteve no Timor Leste. “Estamos mandando gente também para a Síria”, informou. Na sua opinião, nessas missões, os soldados tomam conhecimento dos conflitos e, quando voltam para casa, passam valorizar mais a sociedade brasileira, considerada harmônica em comparação com diversos lugares onde estiveram.
Participaram da homenagem o secretário estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira; o coordenador-geral da Defesa Civil, coronel Léo Antônio Bulling; e o presidente do Instituto Boina Azul, André Cunha.
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)